Mossoró - RN



     Mossoró é localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à mesorregião do Oeste Potiguar e à microrregião homônima, localizando-se a uma distância de 285 km a noroeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 2 110, 207 km² (o maior município do estado em área), sendo que 11,5 834 km² estão em perímetro urbano. Em 2012 sua população foi estimada pelo IBGE em 266 758 habitantes, sendo o segundo mais populoso do Rio Grande do Norte (ficando atrás somente da capital) e o 94º de todo o país.
      A sede tem uma temperatura média anual de 27,4°C e na vegetação original do município pode-se observar a presença da caatinga hiperxerófila, carnaubal e a vegetação halófica. Com uma taxa de urbanização 91,31 %, o município contava em 2009 com 115 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,735, considerado médio pelo PNUD e o sexto maior do estado.
      Localizada entre Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infra-estrutura, considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraentes para investimentos no país. O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do estado, tendo um dos maiores PIB per capita da região. As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas, como o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores arraiás do Brasil, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre.
      Reduto cultural, o município marca pelo Motim das Mulheres, pelo primeiro voto feminino do país, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência histórica ao bando de Lampião. O município foi desmembrado de Assu em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a "Capital do Oeste" por ter se destacado das demais na região Oeste Potiguar, destaca-se também pelo turismo de negócios.

 Catedral de Santa Luzia

Praça da Convivência


Teatro Municipal: Dix - Huit Rosado


 Memorial da Resistência 

Estação das Artes: Eliseu Ventania 

Praça da Criança 

Praça dos Esportes 

Palácio da Resistência 


Espaço Cultural Arte da Terra

Praça Rodolfo Fernandes


Praça Vigário Antônio Joaquim

Igreja de São Vicente

Templo sede: Assembleia de Deus

Praça Bento Praxedes

Ginásio Pedro Ciarlini

Estádio Leonardo Nogueira (Nogueirão)

Mossoró West Shopping 

Ponte Ferroviária

Rio Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário